top of page

Como Avaliar o Valor de uma Empresa?

Atualizado: 28 de jun. de 2023


Toda empresa tem um valor e a determinação desse valor se chama Valuation. Como são avaliadas empresas e empreendimentos de pequeno, médio e grande portes?


1. Fundamentos de Avaliação Financeira de Empreendimentos


O Valuation é um processo de mensuração do valor de uma determinada pessoa jurídica com atividade econômica industrial, comercial ou prestação de serviços. O processo de avaliação de empresas deve ser acompanhado por especialistas que darão apoio a avaliação por completo. A preocupação inicial antes mesmo da avaliação é de direcionar atenção às necessidades e expectativas do investidor/comprador, para isso é necessário gerar informações confiáveis e aceitas pelas instituições de crédito, investidores, operadores e outras partes interessadas.


Começado de forma correta, a avaliação financeira deve considerar particularidades do segmento da economia a qual pertence a empresa. Por exemplo, hotéis apresentam riscos e oportunidades distintas dos empreendimentos imobiliários típicos; concessionárias possuem um bom fluxo de caixa de serviços, porém metas agressivas de vendas de veícilos definidas pela montadora.

2.O Ciclo de Vida de um Negócio

Todo investimento, possui um ciclo de vida característico que vai desde a avaliação financeira do investimento, a decisão de investir, a implantação do empreendimento, a sua introdução no mercado, crescimento e maturidade.

O ciclo de vida do projeto deve estar claro para o investidor em termos de longevidade, planejamento detalhado do projeto, contratação de profissionais, definição e implantação do produto a ser comercializado, além das decisões após o seu lançamento no mercado.

3.Indicadores para Avaliação

Os indicadores de desempenho financeiro mostram se todo o esforço empregado será capaz de gerar fluxo de caixa para suportar a operação e remunerar o risco dos investidores.


Tradicionalmente a avaliação é feita pelo desconto do fluxo de caixa gerado pelo empreendimento em operação. Os indicadores utilizados para avaliação do projetos são: fluxo de caixa, Taxa Mínima de Retorno (TMR), VPL, TIR, Análise de Custo-Benefício, Payback, Valor Annual Uniforme Equivalente (VAUE). O Payback (período em que o investimento realizado retornará), o VPL (valor presente do valores a serem obtidos no futuro, descontados da taxa de juros ou taxa de capital da empresa) e a TIR (taxa que remuneraria o investimento realizado no projeto) são os indicadores principais para a decisão do investimento.

Os indicadores de desempenho financeiro mostram se todo o esforço empregado será capaz de gerar fluxo de caixa para suportar a operação e remunerar o risco dos investidores.

4.Critérios de Avaliação

Apesar dos indicadores de desempenho seram sempre utilizados para avaliação duas perspectivas devem ser consideradas: a dos investidores e a dos bancos:

  • Investidores: a perpetuidade do empreendimento depende de um planejamento estratégico bem desenvolvido atrelado a contratação de executivos com capacidade de realização da estratégia, pois a capacidade de realizar a estratégia e alcançar o seu sucesso é mais importante.

  • Bancos: através de indicadores e relatórios, os bancos fazem a previsão de desempenho operacional, ou seja, depende do nível de governança e processos de gestão do empreendimento. A gestão do empreendimento é a garantia do fluxo de caixa projetado. O perfil do líder do negócio também é importante e dará maior segurança no investimento e a liberação de crédito a investidores.

A COUNCILOR realiza avaliação em toda a cadeia de investimentos, desde a análise de portfolio de projetos de investimento, EVTE, padronização, formatação de franquia, gestão do projeto, pesquisa de mercado, previsão de demanda e Valuation.

Para saber mais acesse www.councilor.com.br e fale com um de nossos consultores especializados.



53 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page