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Branding Valuation e o Valor financeiro de uma Marca

Atualizado: 28 de jun. de 2023

Avaliação de propriedade intelectual e diferencial competitivo no mercado


Uma marca é o que representa, no primeiro momento um produto ou serviço, é um ativo intangível de propriedade intelectual de grande valor para a reputação de uma organização e a distinção competitiva do nível de serviços ou qualidade de seus produtos.


Seu valor pode crescer incessantemente até ultrapassar o valor de todos os ativos de uma organização. E em um momento inicial é importante avaliá-la, assim como a cada dois anos para empresas em crescimento, incluindo aqui as startups de inovação.


1. O Valor de Uma Marca


O Branding Valuation é um processo de avaliação do valor de uma Marca, atual e futuro, cujos requisitos mínimos no mercado são definidos pela ISSO 10668:2010.


A COUNCILOR utiliza as melhores práticas adotadas no mercado global para ponderar o impacto adicional da marca sobre o valor de empresas e startups de inovação e seu potencial para seus rendimentos futuros (Brand Equity):


  • valor para consumidores e o seguimento de mercado, em que pondera a força da marca, atual e futura, por meio de indicadores de desempenho e um sistema de notas e ponderaçao de fatores (Scorecard) de evolução de sua relação com consumidores e desempenho no seguimento de mercado, tais como: sua idade; qualidade percebida; Share of Mind (familaridade, recordação esponsânea em associação a produtos e serviços); notoriedade; alcance geográfico e a relevância da participação no mercado; estabilidade; preferência; lealdade e tempo na liderança (em consideração ao número de concorrentes);

  • valor para a empresa, em que se pondera o Share of Voice (retorno econômico e eficácia de investimentos em campanhas de Marketing).

E, possui metodologia complementar de avaliação de marcas (Branding Valuation) de empresas e startups de inovação, adequada à natureza e ao ciclo de vida de cada Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em que atuem, ao ponderar Indicadores próprios de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) relativos a cada etapa de ciclo do projeto, relativos a fatores como:


  • custos diretos das atividades de PDI;

  • o nível de risco inerente e o grau de incertezas científica, técnica e tecnológica (nível de maturidade / TRL);

  • custos com a geração e prospecção de ativos de propriedade intelectual;

  • eventual dependência em relação a titularidade anterior de ativos de propriedade intelectual, para seu desenvolvimento ou exploração econômica;

  • o grau de impacto de novas funcionalidades e o potencial de substituir produtos com funcionalidades similares no mercado;

  • o retorno de investimentos em atividades de PDI (ROI-PDI);

  • o potencial progresso tecnológico e sua relevância ao desenvolvimento econômico sustentável;

  • o histórico de ativos de propriedade intelectual gerados.


2. Como Avaliar o valor financeiro de uma Marca?


O Brand Value é o processo específico para avaliação do valor financeiro de uma marca.


As metodologias mais usais utilizadas para valoração financeira de marcas (Brand Value) no mercado são baseados em custo, em rendimentos (Fluxo de Caixa Descontado) e baseados no mercado (Royalties Rates, ou seja, padrões de remuneração em contratos de transferência de tecnologia e Royalties de produtos industriais com tecnologias incorporadas).


O Fluxo de Caixa Descontado (FCD), por exemplo, utiliza o método do Royalty Relief e considera os fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela marca, que são trazidos para a data presente. Esse valor é chamado de VPL (Valor Presente Líquido) da Marca.


A COUNCILOR oferece metodologia complementar de valoração financeira de marcas (Branding Value) de empresas e startups de inovação, em ponderação a geração de ativos de propriedade intelectual e resultados de sua exploração econômica, por meio de indicadores de ICTI, tais como o Indicador específico de Balança Tecnológica (IBT).


O IBT permite mensurar a relação entre despesas de atividades empresariais de PDI, geração de ativos de propriedade intelectual e agregação de valor a estes, de um lado, e receitas decorrentes de atividades empresariais de exploração econômica e empreendimentos, decorrentes:



Nesse caso, se ponderam tanto a taxa interna de retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL) em ponderação aos ativos de propriedade intelectual e ao Indicador de Balança Tecnológica (IBT) associados à marca, conforme roadmap abaixo:



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